06
jul
10

Violência em Jundiaí

Ontem estava na casa dos meus pais, quando minha mãe chegou perguntando se tínhamos ouvido o tiro. No mesmo instante me lembrei de algo que tinha acabado de ouvir mas, na minha ingenuidade, nem tinha imaginado o que pudesse ser. Depois ficamos sabendo o que aconteceu: dois bandidos assaltaram e agrediram uma mulher em plena luz do dia (acho que era umas 4 horas da tarde), um policial à paisana viu o ocorrido, conseguiu perseguir, atirar e render um dos bandidos… a uns 50 metros de casa.

Hoje acordei e me deparei com uma notícia na página principal do UOL, sobre uma tentativa de roubo a um caixa eletrônico durante a madrugada. Esta foi seguida de uma perseguição por uma das principais avenidas da cidade, troca de tiros entre os policiais e os assaltantes, e terminou com três pessoas baleadas, entre elas um dos bandidos, que foi morto.

Esse tipo de coisa me entristece… Acho que esses casos ainda não são tão comuns na minha “cidade do interior”, mas é perceptível que os números têm aumentado. É horrível a sensação de andar pelas ruas e não se sentir seguro. Alguns dias atrás tirei minha câmera da mochila para fotografar algo que vi. No mesmo instante apareceu uma pessoa me observando na rua, que estava deserta, e começou a andar atrás de mim. Não dá para afirmar que o interesse fosse me roubar, mas a própria sensação de paranóia e insegurança, que me fez guardar rapidamente a câmera e seguir meu caminho o mais rápido possível, incomoda.

Tenho saudade de um tempo, que já me parece tão distante, em que essas coisas não eram comuns e nem estavam tão próximas. Um tempo em que os portões eram baixos, as janelas não tinham grades, outras pessoas caminhando pela ruas não eram “possíveis assaltantes”, e podia-se andar sozinho à noite sem qualquer preocupação. Infelizmente não acredito que esses bons tempos algum dia voltarão. De certa forma, fico feliz por pelo menos ainda não reconhecer tão naturalmente o som de um tiro.

About these ads

3 Responses to “Violência em Jundiaí”


  1. 1 Aline
    julho 21, 2010 às 6:38 am

    Ola Flavia, concordo totalmente com o que o Neimar escreveu. Por um acaso, vc sabe onde posso encontrar a situacao da criminalidade em Jundiai em numeros? Em geral, as pessoas falam que eh uma boa cidade para se viver. Vc recomendaria alguem a morar a Jundiai? Quais os pontos positivos e negativos da cidade? Obrigada e um abraco, Aline :)

  2. julho 7, 2010 às 6:36 am

    Quando vivia em São Paulo tinha esse sentimento de que qualquer pessoa na rua poderia ser um possível assaltante e esta paranóia é terrível.
    Depois de alguns anos vivendo fora do Brasil acabei por perder isso e fico contente.

    Com as muitas notícias do desenvolvimento da economia brasileira, pois atualmente a imprensa fala-se muito bem do Brasil e deste período de crescimento, muitas pessoas me perguntam hoje em dia aqui em Portugal se não tenho vontade de voltar para aproveitar este momento, ainda mais agora que a Europa enfrente um período de crise complicado.

    O fato é que apesar de tudo gosto da sensação de segurança que sinto em Lisboa. Este bom período que o Brasil está passando e pelo qual torço que seja longo e durável demora algum tempo para ser refletido na população, pois só um país com mais emprego, menos desigualdade e mais educação conseguirá diminuir seus níveis de criminalidade.

    Enquanto isso e enquanto houver trabalho do outro lado do atlântico vou ficando por cá…

    • julho 15, 2010 às 1:18 am

      Ahhh, Além-mar… essa sensação ruim eu já tinha em SP, mas pegava um ônibus, voltava pra minha cidade e me sentia bem por estar segura. É um choque pra mim estar sentindo isso por aqui também, porque parece que estou acuada. Quando você foi, disse que não voltaria… lembra? Agora sou eu que penso em sair daqui.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


julho 2010
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Categorias

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Acessos ao Site

  • 11,046 acessos

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: