Já faz mais de um mês que, todos os dias, aparecem novas notícias na mídia sobre o vazamento de petróleo nos Estados Unidos. Sinceramente, não estava acompanhando e evitava clicar nos links com notícias relacionadas, procurando me esconder e não saber do tamanho da besteira que fizeram. Só hoje tive a coragem de conversar um pouco com uma amiga e ler algo a respeito.
Hoje soube da explosão da plataforma, da morte dos funcionários, e do volume de petróleo que tem vazado desde então. Assisti vídeos mostrando a área atingida e fiquei emudecida com a proporção que a coisa tomou desde que tudo começou. Segundo os artigos mais recentes, ainda não há previsão para um fim desse pesadelo, e, mesmo quando houver, imagino tudo o que terá ocorrido para o meio-ambiente e que não poderá ser revertido.
Assisti um vídeo feito por Philippe Cousteau Jr, neto de Jacques Cousteau, e esse realmente me deixou bastante triste. Parece que os americanos misturaram um produto químico ao petróleo vazado, afirmando que isso minimizaria o problema, porém o vídeo mostra que o efeito foi exatamente o contrário: o petróleo, que estava na superfície, se quebrou em unidades menores , está atingindo águas mais profundas, e pode atingir as correntes oceânicas, agravando ainda mais a situação da fauna e flora marinha.
Pode parecer besteira, mas esse tipo de situação criada pelo homem me deixa bastante decepcionada e deprimida. Ver imagens das águas, dos animais, das praias, tudo impregnado pelo petróleo que vaza sem parar me faz mal. Vejo a dimensão desse desastre ecológico que poderia ter sido evitado, e penso no que o homem ainda será capaz de fazer nos próximos anos. Quanto tempo até esse ser tão inteligente e evoluído conseguir destruir a vida e o planeta que tem resistido a tanta coisa? Às vezes acho que muito menos tempo do que a gente imagina.
Realmente é muito triste. Tenho acompanhado este infeliz acontecimento.
Talvez sirva para alertar a sociedade americana, a que mais consome petróleo no mundo dos estragos que este bem pode causar.
Tendo o estrago acontecido na maior potência do mundo pensei no início que logo tudo estaria resolvido, mero engano.
😦