03
jun
10

Alguns dos Escritores Favoritos

Acho que um dos maiores prazeres para quem gosta de ler é se deparar com um livro de um escritor cujos textos nunca tenha lido, e gostar tanto a ponto de ficar curioso, com muita vontade de ler outras de suas obras e conhecê-lo melhor. Às vezes a segunda leitura é um tanto frustrante e uma leve decepção surge. A vontade de encontrar outra obra interessante do mesmo autor até existe, mas o encanto não será o mesmo. Outras vezes o segundo contato serve para dar a certeza de que uma ligação existe, e então a vontade é de ler todas as histórias que aquele escritor tem para contar.

Lembro quando, ainda criança, li um livro da Agatha Christie pela primeira vez: “O Assassinato no Expresso do Oriente”. Gostei muito da história bem escrita, dos detalhes, do desenrolar do fatos tão interessante e que me deixava curiosa com relação à solução do crime, e de como adorei chegar ao final e saber como tudo terminava. Mal cheguei à última página do livro e quis logo ler outro, e outro, e outro, e assim aproveitei a imensa coleção que minha mãe tinha, e tem, dessa maravilhosa escritora.

Muitos anos mais tarde foi a vez de conhecer Gabriel García Márquez. Ganhei de um amigo muito querido o livro “Do Amor e Outros Demônios”, e não consegui parar de ler enquanto não cheguei ao final do livro. Fiquei realmente encantada. Só depois vim a ler o famoso “Cem Anos de Solidão”, e a segunda leitura confirmou que esse escritor era muito especial pra mim. Quando não sei o que ler, qualquer livro escrito por ele é sempre uma ótima opção.

Alguns anos atrás, procurando algo interessante em uma livraria, me deparei com um livro do José Saramago: “Ensaio Sobre a Cegueira”. Li algumas informações na contra-capa, um pequeno trecho do livro, e decidi que seria minha próxima leitura. Adorei o estilo desse escritor português, com seus longos parágrafos de várias páginas, seus diálogos mesclados à narrativa, e sua forma única de escrever. Me prendeu tanto que rapidamente cheguei ao final querendo mais, e as leituras seguintes confirmaram a boa impressão que tive com a primeira. Continuo adorando seus livros, e no momento, quando as leituras obrigatórias da faculdade me permitem, estou lendo “Caim”.

Em minhas leituras conheci muitos escritores que me chamaram a atenção, como George Orwell e a obra-prima “1984”, Clarice Lispector, Oscar Wilde, Carlos Heitor Cony, Júlio Verne, entre tantos outros, cada um especial à sua maneira. Mas parece que nunca me basta, e continuo à procura de novos livros, novos autores, que me encantem e conquistem com suas palavras. E você, quais são seus escritores favoritos?


3 Responses to “Alguns dos Escritores Favoritos”


  1. junho 6, 2010 às 1:10 pm

    Gosto do Saramago, mas um autor que me encanta 100% das vezes é o Cony.
    Até os livros mais chatos dele eu gosto! Gosto da forma como ele conta, das palavras que escolhe e da ironia sempre ácida mas sútil.
    Mesmo o Cony sendo uma pessoa polêmica, o trabalho dele é de uma qualidade inquestionável. Para quem nunca leu Cony, sugiro que comece pelo “O ventre”.
    Mais de Cony em:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/cony.shtml
    http://www.carlosheitorcony.com.br/

  2. junho 4, 2010 às 1:14 pm

    oi flávia
    sempre li de tudo o que me caía às mãos de bula de remedio e recorte de jornal.
    de agatha eu li todos. até este ultimo escrito pelo ghostriter dela, horrivel.
    de gabriel garcia marquez eu comecei com candida erendira e li quase todos.
    as irmãs brontë, irving wallace, j. m simmell, rosamunde pilcher (que amei), daphne du maurier, frederick forsyth, isac asimov, arthur c clarck, moris west, jeffrey archer,…tenho anotado os livros que li de 1981 pra cá, numa media de 40-70 por ano.
    entre os novos todos os do john grishan e michael crichton, dan brown, e dos ultimos anos pra cá eu tenho lido menos.
    agora tenho os blogs tambem… que adoro ler.
    bjs
    lilly

  3. junho 4, 2010 às 7:29 am

    Saramago é sempre muito bom.
    Adoro os livros dele também.😀


Deixe uma resposta

junho 2010
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Categorias

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Acessos ao Site

  • 12,912 acessos

