07
jun
10

Trabalho ou Exploração?

Moro em Jundiaí, interior de SP, e estudo em São Paulo. Vou e volto com um ônibus fretado, o que torna tudo mais fácil para quem tem que viajar todos os dias. Isso quando se fala dos passageiros, porque fiquei sabendo que a vida dos motoristas que trabalham para a empresa responsável pelo transporte não é nada fácil.

Todas as manhãs pego o ônibus às 6h15, mais de meia-hora depois do início da linha. Baseado nisso dá para imaginar o quão cedo o motorista acorda para começar o trajeto nesse horário. Algumas semanas atrás fiquei sabendo que esse mesmo motorista é responsável pelo último ônibus que volta de São Paulo, e chega em seu ponto final aqui em Jundiaí às 23h15. Some a isso um tempo que o motorista tem para levar o ônibus à garagem e então ir para sua casa, e já dá pra perceber que ele não dorme muitas horas durante a noite.

Tem quem possa argumentar que o motorista dorme durante o dia, mas, convenhamos que, dormir no bagageiro de um ônibus, parado num estacionamento, com sol, chuva, calor, frio, barulho, está longe de ser a condição ideal para qualquer ser humano normal descansar. Além disso, ele faz esse mesmo trajeto algumas vezes por dia, e o tempo de descanso ocorre no intervalo entre as viagens. Pode-se dizer, também, que faz parte do trabalho, e que quem aceita a responsabilidade tem que concordar com as condições impostas pelo empregador, mas não podemos esquecer que quem tem uma família a sustentar e contas a pagar nem sempre pode se dar ao luxo de recusar trabalho, por mais sacrificante que este seja.

Ciente da condição “normal” do trabalho diário do motorista, fiquei sabendo na semana passada que ele tinha sido informado pela empresa de que deveria fazer uma viagem de 5 dias para levar um grupo a um evento, mas a empresa não pagaria hotel para ele. Sua cama seria, mais uma vez, o bagageiro do ônibus. A data de retorno da tal viagem foi no domingo e hoje, segunda-feira, 6h15 da manhã, lá estava ele para me pegar em meu ponto.

Fiquei indignada com essa história. Os motoristas não são respeitados, fazem horários malucos, e não têm um mínimo de conforto. Isso é um desrespeito, também, com os passageiros, que aceitam pagar o valor cobrado esperando por uma garantia de sua segurança e, muitas vezes, não sabem das condições a que os motoristas são submetidos e dos riscos existentes em decorrência disso. O valor pago pelos passageiros é alto, mas aparentemente vai direto para o bolso do dono da empresa.


3 Responses to “Trabalho ou Exploração?”


  1. junho 8, 2010 às 8:18 am

    Realmente é um absurdo.
    Não se pode garantir a segurança das pessoas dentro deste ônibus com uma carga horária destas.
    Uma total falta de respeito com o trabalhador e com os clientes. Esta empresa deveria sofrer uma fiscalização e adequar as condições de trabalho dos seus colaborades, em especial, dos seus motoristas.
    Fiquei indignado com esta situação.😦

  2. junho 7, 2010 às 11:26 pm

    Oi Flávia!

    Também acho um abuso essa situação. O motorista do meu fretado acorda 03:30h da madrugada e chega na casa lá pelas 22:00h….
    Fora que eles só tem uma folga por semana.

    Bjs
    Denis

  3. junho 7, 2010 às 10:10 pm

    Que absurdo!
    Me passa o nome da empresa que eu vou mandar e-mail pra eles!
    Fora que um funcionário mal descansado coloca em risco vidas tão preciosas quanto a vida dele mesmo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


junho 2010
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Categorias

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Acessos ao Site

  • 12,912 acessos

%d blogueiros gostam disto: