12
jun
10

Dia dos Namorados

Hoje, 12 de junho, é comemorado o dia dos namorados no Brasil. Nisso difere da maioria dos países, que comemoram uma data semelhante, o “Valentine’s Day”, no dia 14 de fevereiro. Difere, também, no motivo da criação da data. Enquanto o “Valentine’s Day”, ou dia de São Valentim, teve uma bela razão para ter surgido, o nosso dia dos namorados foi criado por motivos puramente comerciais e permanece com esse mesmo espírito com o passar dos anos.

A história de São Valentim é bastante bonita e interessante. Ela é comemorada há muito tempo, e, segundo a lenda, foi criada em homenagem ao bispo Valentim. Numa época de guerra, em que o casamento havia sido proibido por um imperador por este acreditar que a ligação a uma mulher atrapalhava o desempenho dos soldados, o tal bispo foi contra a decisão e continuou a realizar casamentos, colocando em risco sua vida em nome dos casais, e ocasionando sua morte quando descoberto.

No Brasil a história é bem diferente. A data foi criada em 1949 pelo publicitário João Dória que, com o intuito de aumentar as vendas num mês de pouco movimento para o comério, achou interessante trazer a data já existente em outros países para cá. Lançou o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”, e colocou na cabeça de todos que para mostrar o amor que sente você precisa comprar um presente para a pessoa amada.

O fato de a data ter sido alterada, nem vejo como um grande problema, mas o lado puramente comercial e totalmente mascarado me incomoda. Ver lojas dizendo o que comprar e o quanto você precisa gastar com quem ama, me incomoda. Ver pessoas preocupadas com o quanto vão gastar, de forma que seja equivalente ao que sentem, me incomoda, até porque nunca deveria ser.

Seria tão bonito se as pessoas simplesmente tomassem essa data como um dia especial, para pensar e reafirmar o que sentem pelo outro, e da forma mais simples, pura e honesta, tentassem expressar esse sentimento. Poderia ser com uma única flor, uma foto de um momento especial para os dois, palavras que venham de dentro e tentem pelo menos se aproximar do que a pessoa sente quando pensa no outro. Nada que se possa comprar, apenas coisas que se possa sentir.

Anúncios

0 Responses to “Dia dos Namorados”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


junho 2010
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Categorias

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Acessos ao Site

  • 13,202 acessos

%d blogueiros gostam disto: