30
jun
10

Livro: “O Escafandro e a Borboleta” – Jean-Dominique Bauby

Imagine ficar preso dentro do seu corpo. Você aí, vivo, consciente, com seu cérebro funcionando perfeitamente, mas sem conseguir movimentar qualquer parte do seu corpo, nem mesmo respirar ou comer sozinho, e sem poder dizer às outras pessoas o que está se passando com você. Na verdade você consegue realizar um único movimento: piscar seu olho esquerdo.

Tudo isso parece um pesadelo mas foi o que aconteceu ao autor desse livro, e foi nessas condições que ele conseguiu escrevê-lo. Piscando, letra a letra, formaram-se palavras, sentenças, parágrafos, e assim ele pôde externar suas idéias e pensamentos para que fossem lidos e conhecidos por outras pessoas.

Jean-Dominique era um jornalista francês, editor de uma famosa revista, e um dia, aos 43 anos, teve um derrame cerebral (AVC). Quando acordou do coma, 20 dias depois, teve a triste surpresa de se descobrir preso em seu corpo sem movimento. Com a ajuda de uma pessoa, que repetia uma a uma as letras do alfabeto até que ele piscasse indicando qual a letra escolhida, escreveu esse livro, contando um pouco de sua nova rotina no hospital em que estava internado, o contato com a família e os amigos por meio de visitas e cartas, lembrando fatos de sua vida antes do derrame e como suas experiências anteriores se tornaram tão presentes, tudo de uma forma muito lúcida que torna ainda mais difícil imaginar-se em sua situação.

Adorei o livro e não consegui abandoná-lo enquanto não cheguei à última linha. O bom-humor e o sarcasmo do autor, características de sua personalidade e que não se alteraram após o acidente, dão um tom bastante interessante a uma vida tão limitada. Quando os capítulos curtos, com cada uma das histórias, chegam ao fim, a vontade é de continuar e ler pelo menos mais um.

Em 2007 foi lançado um filme baseado no livro, mas ainda não o assisti. Pelo que vi ele foi muito premiado em diversos festivais em diferentes países e já está disponível em DVD, mas imagino que, como a maioria dos filmes, deixe a desejar em relação ao livro, principalmente por incluir imagens e interpretações de outras pessoas que não o próprio autor.

Anúncios

4 Responses to “Livro: “O Escafandro e a Borboleta” – Jean-Dominique Bauby”


  1. 1 André Medeiros
    julho 1, 2010 às 7:58 am

    Flávia, esta é uma história que realmente vale a pena ser comentada!
    Em relação ao filme, ele é bem fiel ao livro porque o texto é literal. O que mais senti foi que a linguagem cinematografica valorizou muito a “borboleta”, a fruição da imaginação de Bauby, com vantagem sobre o sofrimento da personagem. O livro é muito mais pesado. Gera catarse.
    Agora, tomei conhecimento de uma história semelhante em Piracicaba. A professora Lucília está sofrendo o mesmo e escreveu um livro de sua experiência – só que ainda não foi lançado… Dá uma olhada: http://jacinthaeditores.blogspot.com/2010/06/danca-dos-beija-flores-no-camarao.html
    Bjo!
    André

    • julho 15, 2010 às 1:46 am

      Oi André! Depois do seu comentário fiquei com vontade de assistir o filme. Acho que até sei de alguém que tem o DVD pra me emprestar.
      Quanto ao caso da Lucília, vou esperar o lançamento do livro porque também quero ler. Difícil imaginar o que se passa com essas pessoas e como conseguem força pra seguir em frente mesmo nessas condições. São pessoas admiráveis.
      Um beijo!

  2. julho 1, 2010 às 6:20 am

    Parece-me bastante interessante este livro. Vou colocá-lo na minha lista de livros a ler.
    🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


junho 2010
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Categorias

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Acessos ao Site

  • 13,202 acessos

%d blogueiros gostam disto: