16
jul
10

A Complicada Vida em Apartamento

Desde que nasci morei em casa. Nada demais, mas o suficiente pra aprender o valor de ter um quintal, um jardim, espaços abertos onde podia ficar ao sol, observar o céu, ou brincar com meus irmãos. Quando saí da casa dos meus pais me mudei para um apartamento, e então pude ver quantas outras vantagens a casa tinha e eu nunca percebera.

No momento, quase 23h30, ouço um barulho infernal vindo do apartamento de baixo. Quem mora ali é uma família, pai, mãe, duas meninas e um menino já adolescente. Provavelmente os pais viajaram e o menino achou uma boa idéia trazer seus amigos para destruírem o apartamento e infernizarem a vida dos vizinhos.

Mais cedo eram os gritos dos pais chamando seus filhos. Todos os dias, na hora do almoço, jantar e fim de noite, cada um deles grita inúmeras vezes insistindo para que o filho suba. Na maioria dos casos a criança se recusa, pergunta se não pode ficar mais um pouco, e aí se inicia um longo diálogo acompanhado por todos os moradores do condomínio. São três prédios, com doze andares cada, quatro apartamentos por andar e muitos, muitos apartamentos com crianças e pais que acham uma boa idéia usar o grito como forma de comunicação.

Essas mesmas crianças acham que a área externa é delas e fazem coisas absurdas. Desde segurar os elevadores enquanto brincam de subir e descer passando por todos os andares, até riscar as paredes, mexer com os carros no estacionamento e arrancar as placas de sinalização do condomínio. Lembro de um caso, uns anos atrás, em que umas crianças jogaram pedras por cima dos muros para acertar os carros que passavam na rua. O síndico não faz nada, e soube de vezes em que chegou a ser ameaçado por pais que encobriam as diabruras dos filhos.

Queria muito morar em casa, mas, quando penso pelo lado da segurança, me falta coragem. Tomar cuidado ao sair muito cedo ou chegar muito tarde, usar grades e cercas, pagar segurança do bairro… tanta preocupação o tempo todo me cansaria. Mas tenho que admitir que a zona que está acontecendo sob meus pés hoje está quase me convencendo.


0 Responses to “A Complicada Vida em Apartamento”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

julho 2010
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Categorias

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Acessos ao Site

  • 12,912 acessos

