29
jul
10

Minha Vida em Capítulos

Hoje, depois de escrever para uma amiga, comecei a refletir enquanto caminhava… De repente comecei a pensar minha vida como um livro dividido em capítulos, alguns curtos, outros longos, alguns já encerrados, outros ainda abertos e inacabados, muitos divertidos (acho que a maioria), alguns poucos dramáticos. Até suspense encontrei. É engraçado saber que um dia eu vou morrer, hoje, daqui uns 70 anos, ou algo entre esses dois pontos, e é minha responsabilidade preencher esses meus dias com as minhas histórias, através das minhas escolhas.

Pensando assim vejo ainda mais sentido na frase do John Lennon: “Vida é aquilo que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos”. As pessoas planejam, esperam, vivem no piloto automático, e a vida está acontecendo agora enquanto os capítulos estão sendo escritos. Vidas em pausa criam páginas e páginas em branco ou de um conteúdo vazio. São aqueles capítulos para os quais se olha e, não vendo graça, pula-se para o próximo. Nada contra planos, desde que eles sejam um personagem secundário na história corrente.

Cada pessoa que conheço, cada situação nova por que passo, como mudar de emprego ou entrar na faculdade, pensando bem, cada dia da minha vida tem potencial para criar um novo capítulo. O que vai acontecer com ele, que rumo vai tomar, às vezes até pode escapar do meu controle, mas acho que a maior parte do tempo tenho como direcioná-lo, torná-lo mais divertido mudando o foco, o tom, ou o grau de importância que dou a ele, e se, em algum momento, ele passar a me aborrecer e me fizer mais mal do que bem, posso encerrá-lo quando desejar.

Dentro de cada capítulo, de uma pessoa, situação ou dia, passam a surgir novos capítulos onde entram aquelas histórias que me marcam, como uma viagem, uma surpresa, agradável ou não, uma situação inusitada, ou até mesmo uma simples conversa que se estenda e se aprofunde e me traga sentido e elementos interessantes. Tudo aquilo que vivo com intensidade e consciência fica ali registrado, no enfoque que eu escolher, que mais me convier.

Tudo o que quero pra mim é ter consciência das minhas escolhas e não deixar que a minha história seja escrita de forma automática e vazia. Ser capaz de escrever uma história com capítulos que, em sua maioria, me agradem e me façam bem. Poder rever e reviver cada momento, saber que estive presente e realmente aproveitei cada oportunidade que tive, e concluir, então, que cada dia, independente de quantos sejam, valeu a pena.


2 Responses to “Minha Vida em Capítulos”


  1. julho 31, 2010 às 6:47 pm

    flavia, tb divido minha vida em capitulos, talvez por ter mais familiaridade com livros do que com qualquer outra coisa.
    msa percebi que encerrei capitulos mal escritos, e que hj vivo meio suspensa.
    parece que estou esperando um clic pra ser feliz.
    está sendo irritante perceber que a vida se passa com mais velocidade do que eu consigo escrver o livro da minha vida.

  2. julho 31, 2010 às 12:10 pm

    Flá, concordo com você. E tenho um texto, antigo, no meu blog, bem parecido com esse. Depois te passo. É muito bom saber que a sua história faz parte da minha história tbm. Te adoro!


Deixe uma resposta

julho 2010
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Categorias

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Acessos ao Site

  • 12,912 acessos

