03
ago
10

Deputados Faltam, Mas Querem a Reeleição

Cheguei em casa, li meus e-mails e fui dar uma olhada nas notícias do dia. Na capa do UOL vi a chamada: “Oito dos dez deputados que mais faltam buscam reeleição”. A situação da política no Brasil é tal que já não sei mais como reagir diante de uma notícia como essa. É como se após ler tantas vezes a mesma coisa a revolta aumentasse, mas a vontade de falar a respeito diminuísse tamanha a sensação de frustração e impotência que sinto às vezes.

A reportagem foi feita com base nos dados de uma pesquisa do site “Congresso em Foco” e aponta os nomes dos deputados, cita os partidos, os estados que eles representam, quais os cargos a que são candidatos (um deles pretende passar de deputado a senador), e informa os números de faltas, as respostas dadas pelas assessorias dos senhores deputados e as respectivas justificativas pelas ausências.

O curioso é que a maior parte das faltas é justificada por problema de saúde, consulta a médicos e realização de exames. O grande campeão faltou a 90% das sessões (52 ausências em 59 sessões), e o 10º colocado faltou a 67% (40 ausências em 59 sessões). E eu me pergunto… que outro emprego dá a liberdade ao funcionário de se ausentar a quase 90% dos dias de trabalho para consultas médicas? Aliás, que pessoa precisa se ausentar do trabalho com tamanha frequência por problema de saúde? O absurdo é tão grande que parece uma brincadeira de mau gosto.

Mais absurdo ainda por se tratar de pessoas que ocupam cargos de grande importância e que são responsáveis pela tomada de decisões tão sérias. Se a pessoa não tem saúde para acompanhar as sessões e ocupar o papel que lhe cabe, o mais correto seria que fosse afastada e substituída por alguém que tivesse. Mas outro ponto interessante é que saúde eles têm de sobra para a campanha pela reeleição, e não duvido que consigam voltar para seus cargos (e suas consultas médicas).

Se todo empregador consegue controlar as faltas de seus funcionários, assim como qualquer instituição de ensino controla as ausências de seus alunos, qual a dificuldade em aplicar algum tipo de controle semelhante no caso dos políticos? Mas se isso depender da boa vontade e da aprovação dos nossos deputados… ah, e da saúde deles, também.


1 Response to “Deputados Faltam, Mas Querem a Reeleição”


  1. agosto 4, 2010 às 11:46 am

    O mais triste disso é saber que essa situação só está assim porque nós, o povo, colocamos esses canalhas lá. E isso não vai mudar tão cedo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


agosto 2010
D S T Q Q S S
« jul   set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Categorias

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Acessos ao Site

  • 12,912 acessos

%d blogueiros gostam disto: