21
ago
10

Violência e Impunidade

Ontem à noite já tinha pensado sobre o que escrever aqui, mas quando acordei hoje e acompanhei as notícias sobre o tiroteio que aconteceu pela manhã no Rio de Janeiro, me deu vontade de escrever algo a respeito. Às vezes ouço algum comentário bacana sobre o Rio, ou vejo alguma foto que me lembra da beleza da cidade, e penso se minha decisão de não viajar mais para lá não beira ao exagero, mas então algo assim acontece e a vontade de voltar atrás some imediatamente.

Já faz algum tempo que o Rio tem esse problema da violência ligado ao tráfico, e pelas notícias que aparecem na mídia isso só vem se agravando. A impressão que tenho é que se não fosse o BOPE para manter alguma ordem por ali, com seus armamentos e treinamentos que os deixam prontos para lidar com uma guerra, a situação seria muito pior e impossível de se controlar. Para confirmar isso, basta ver que só após a intervenção do grupo é que os bandidos se renderam hoje.

Isso me faz pensar em qual será a solução adotada pelo Estado quando chegarem os anos da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Cidade cheia de turista é igual a muito dinheiro circulando. Se esse problema não for resolvido e a cidade não estiver sob controle até lá, como se garante a segurança de toda essa gente? Se esses eventos servirem de alguma forma para que a violência seja finalmente controlada, ótimo. O pior é se o controle for feito de forma temporária apenas para a época dos eventos, e para criar uma boa imagem do Brasil para os demais países.

O outro assunto sobre o qual pretendia escrever é o caso do jornalista Pimenta Neves, que, sendo réu confesso, admitindo ter matado a ex namorada dez anos atrás, continua e, provavelmente, continuará solto. Que país é esse em que vivemos que permite a alguém matar uma pessoa, confessar, e permanecer em liberdade?

O sistema de processos e recursos no Brasil é algo tão falho que permite a um advogado bem instruído garantir liberdade a alguém, que já foi considerado culpado, até que o crime prescreva, o que deve acontecer no caso do jornalista em 2012. Não sou advogada e não entendo os detalhes, mas imagino que seja essa mesma falha que tenha deixado a possibilidade para os candidatos barrados pelo “Ficha Limpa” manterem suas candidaturas. Com tantos recursos o candidato não pode ser considerado culpado pela falta de uma decisão definitiva por parte da justiça.

Eu gosto do Brasil e gostaria muito de vê-lo numa situação melhor. Certos problemas que o país tem são tão evidentes que qualquer pessoa pode enxergar. Será que é tão difícil assim votar em candidatos que mostrem boa vontade para resolver esses problemas e, depois de eleitos, cobrar para que as soluções sejam colocadas em prática? Pensando bem… considerando que o voto é obrigatório e a maior parte dos eleitores não tem acesso a uma boa educação e cultura política, acho que acaba sendo difícil, sim. Mas isso é assunto para outro post.


0 Responses to “Violência e Impunidade”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


agosto 2010
D S T Q Q S S
« jul   set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Categorias

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Acessos ao Site

  • 12,912 acessos

%d blogueiros gostam disto: