08
set
10

O Caso Rita Lee x Estádio do Corinthians

Como usuária do twitter e fã da Rita Lee que sou, passei a segui-la no instante em que soube que ela tinha uma conta ali e fazia uso tão frequente da ferramenta. A diversão foi imediata! Com seu iPhone em mãos, um bom humor único e uma criatividade invejável, parecia não se cansar de mandar as mensagens mais inesperadas e divertir os seus fiéis seguidores. Infelizmente, a falta de respeito e a intolerância de alguns resultou no afastamento de Rita do twitter devido a ameaças que ela diz ter recebido.

Quem, assim como eu, a seguia, conhece suas brincadeiras, as loucuras, a espontaneidade ao escrever, a liberdade em dizer o que pensa. E, aparentemente, aquele espaço lhe servia para atingir um único objetivo: se divertir. Escreveu sobre família, política, o amor pelos animais, vícios, sua saúde, sempre sem medir as palavras, como eu acho que deve ser. Ali ela não era uma cantora conhecida fazendo um discurso e querendo convencer aos outros de coisa alguma. Era uma pessoa qualquer, como todos os usuários da ferramenta, divertindo-se e divertindo aos que a seguiam.

E então uma emissora de TV pega uma única de suas mensagens, tira do contexto que só quem acompanhou os mais de 1000 tweets escritos por ela conhece, e a expõe em rede nacional. Mostra essa mensagem isolada como uma declaração séria e preconceituosa, e deixa que seja criada uma imagem deturpada de quem a escreveu. E foi feito o estrago, conscientemente ou não.

Acho que foi no mínimo irresponsável a atitude da emissora. A consequência? Ataques, ofensas e ameaças a uma pessoa que foi mal compreendida. O ser humano parece ter uma tendência natural a rejeitar aquilo que não entende, e, somado a isso, existem os intolerantes a quem não basta rejeitar, é preciso calar e impôr seus próprios gostos e opiniões. Nesse caso fica claro como algumas pessoas, na verdade muitas, não respeitam as diferenças e o direito que cada um tem de ter e expressar suas próprias opiniões.

Esperar que essas pessoas mudem e passem a respeitar e ser mais tolerantes, talvez seja querer demais. Então só espero que essas mesmas pessoas tenham a memória bem curta, mudem logo o foco de seus interesses, e se esqueçam desse caso. E que, quem sabe, muito breve eu possa voltar a acompanhar as divertidas mensagens da Rita, sobre música, novela, as bedtime stories, e, claro, Fernanda Montenegro…

Anúncios

6 Responses to “O Caso Rita Lee x Estádio do Corinthians”


  1. 1 Emília
    janeiro 26, 2011 às 2:43 pm

    Nem entro na intenção da Emissora de TV. O que sei é que se ela fizesse alguma brincadeira de péssimo gosto com o bairro onde moro eu também não ia gostar, só não ia partir para ameaças. Quanto as polêmicas…sei que Rita Lee gosta de uma boa polêmica. Ela só não imaginou que sua brincadeira ia despertar o lado mau das pessoas e pelo que sei ela é Corinthiana. Será que ela levaria “na boa”, uma “tiração de sarro” do Lobão? Lobão que também adora polemizar? No dia do aniversário(25/01/2011) de São Paulo Rita Lee contra-atacou. Toda cidade tem seus problemas, mas prá que lembrar só dos problemas bem no dia do aniversário da cidade?… Deixou de ser original, cansou…

  2. 2 Laís
    setembro 23, 2010 às 11:05 am

    Sigo a Rita já tem um tempo e adoro suas postagens, sou roqueira, amo as músicas dela… E o que aconteceu foi ridículo por parte da TV, se ela tem a liberdade de escrever o que quer e pensa (e tem gente (Eu) que gosta, qual o problema?), ela tbm tem liberdade de não aceitar um convite feito pela TV, que na qual à colocou no inferno!

  3. setembro 17, 2010 às 11:10 am

    Sinto muito, mas não se trata de edição, não… A declaração é clara e totalmente provida de preconceito, sim!… Não é porque se trata da Rita Lee que se deve fechar os olhos para a leviandade de suas palavras. Fosse alguém menos notório, talvez não houvesse ninguém que viesse em sua defesa. Para encerrar, acredito que justamente por ser quem é, Rita deveria tomar mais cuidado com suas expressões. Se acha que foi incompreendida, então que preste mais atenção da próxima vez…

    • setembro 20, 2010 às 12:44 am

      O caso é que não foi uma declaração pública, uma opinião séria, pensada e elaborada a respeito do assunto. Assim como todas as mensagens que ela escreve no twitter, são brincadeiras que fazem sentido no contexto em que estão inseridas e que são vistas dessa forma pelas pessoas a quem são destinadas, os seguidores. Você pode ter a opinião de que houve preconceito no caso, e respeito sua opinião, mas não é assim que enxergo a coisa.
      Um abraço!

  4. setembro 9, 2010 às 11:23 pm

    É Flavia… miserável truque da edição. Quando se tem muita informação sobre uma pessoa, só depende do vontade do editor levar a pessoa ao céu ou ao inferno. Afinal, (quase) ninguém é tão bom para ser santificado e nem tão ruim para ser crucificado.
    Abraços!

    • setembro 20, 2010 às 12:35 am

      Pois é… Colocar uma frase dita por alguém fora do contexto original já é errado. Ainda colocam outras pessoas comentando a tal frase, direcionando para o ponto de vista que interessa, e criam a confusão. Depois dizem: não fizemos nada.
      Um beijo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


setembro 2010
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Categorias

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Acessos ao Site

  • 13,202 acessos

%d blogueiros gostam disto: