27
set
10

Fim das Moedas de Um Centavo?

Na sexta-feira passada fui ao banco pagar uma conta em dinheiro. O valor era quebrado e terminava com seis centavos. Para facilitar o troco da atendente entreguei dez centavos e esperei pelo meu troco, e foi quando tive a surpresa: ela me perguntou se poderia arredondar o valor para cima. Já tinha visto isso no comércio, onde os lojistas lucram com os míseros centavos de cada cliente, mas nunca esperei que acontecesse num banco.

Sim, eu sou uma das clientes “chatas” que pede o centavo de troco. Acho um absurdo os lojistas colocarem valores nos produtos esperando ganhar uma esmola na compra de cada consumidor e me recuso a aceitar isso. Se no caso das lojas fico indignada, nessa situação do banco fiquei sem reação. Fiz a pergunta óbvia: “Você não tem moeda de um centavo?” e fiquei surpresa com a resposta: “Não. As moedas de um centavo pararam de ser fabricadas.”

Diante da resposta da bancária comecei a rir. Como podem ter parado de fabricar as moedas de um centavo sendo elas a unidade mínima da nossa moeda? Perguntei como ficam, então, os casos dos valores quebrados como na conta que eu estava pagando. Sua resposta, como se fosse a coisa mais natural do mundo, foi que nesse caso deve haver uma negociação entre as duas partes, sendo que em cada caso um dos lados deve ceder.

Já se passaram alguns dias e ainda não me conformei com o que ouvi. Como uma coisa tão exata quanto o valor de uma moeda pode ser transformada em algo relativo, negociado caso a caso? Pesquisei para descobrir se a informação que me foi dada pela atendente estava correta, mas até agora não encontrei nenhum dado confiável que confirme. Espero que tenha sido só um engano da funcionária.

Anúncios

5 Responses to “Fim das Moedas de Um Centavo?”


  1. 1 Emília
    janeiro 28, 2011 às 2:14 pm

    Para evitar situações constrangedoras tão comuns hoje em dia, não só por aqui…mas em qualquer país, quando as pessoas literalmente perdem as estribeiras como já aconteceu no McDonalds, em que um cliente só faltou quebrar tudo por causa de troco, nada mais prático que o bom “dinheiro de plástico” o tão conhecido cartão de débito, com ele se paga o valor exato sem crise e sem stress.

  2. 2 Emília
    novembro 22, 2010 às 2:42 pm

    Existem muitas moedas de R$ 0,01 por aí, o problema é que muitos de nós deixam as moedas em casa e elas não circulam.

  3. outubro 4, 2010 às 2:57 pm

    engraçado que ela não perguntou se poderia arredondar PRA BAIXO não é????
    e vc não poderia pagar sua conta sem os centavos???
    já que nao existem mais???

  4. setembro 28, 2010 às 12:23 am

    Espero que você tenha pedido seu troco correto!
    Segundo o Banco Central há mais de 3 milhões de moedinhas de R$0,01 por aí.

    Manda esse site pra moça desatualizada: http://www4.bcb.gov.br/?DINCIRC

  5. setembro 27, 2010 às 9:19 pm

    Não só é muito errado pararem de fabricar moedas de um centavo (o que eu não duvido. Qual foi a última vez que alguém viu uma dessas de verdade ser dada de troco?), como é pioor ainda alguém pedir para arredondar para cima.
    É direito do cliente, caso o vendedor (ou o que quer que seja) não tenha troco, que o preço seja arredondado para baixo de modo que ele não seja injustamente prejudicado.
    ~Aliás, acho que ainda tenho minhas preciosas 4 ou 5 moedas de um centavo para esses casos [fui juntando para estragar a vida dos lojistas abusadores, mas como geralmente conseguia convencê-los a abaixar o preço acabei tirando da minha carteira :D]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


setembro 2010
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Categorias

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Acessos ao Site

  • 13,274 acessos

%d blogueiros gostam disto: